Oh My Girl volta com “Secret Garden” e tem seu mais fraco comeback em tempos

O blog está de volta e o Oh My Girl também. E enquanto, por aqui, rolou uma recalibrada na imagem, apostando num concept mais clean e tecnológico, mas mantendo ~aquela coisa~ que dá alma ao negócio (oie), as gatinhas aegyo permaneceram na mesma – só que, com a negativa de se livrarem justamente ~daquilo~ que as diferenciava do resto.

Nhé, falo mais disso depois do MV de Secret Garden

Então, vamos começar o ano já com um monte de opiniões impopulares. Eu considero o Oh My Girl um grupo ótimo. Ou, ao menos, um grupo ótimo dentro da delimitação aegyo puritana, limpa e infantiloide. Elas dividem a minha atenção nesse nicho cancerígeno com o GFriend (que deu uma decaída após atingir seu ápice ano passado) e com o Lovelyz (o melhor dessa trinca). O Cosmic Girls também cairia bem nesse time, mas não sei se considero-as full aegyo. Talvez o Dreamcatcher entre nesse balaio aí também…

O que diferencia essa galera de outras tentativas do tipo? As músicas, a ousadia nas produções e o verdadeiro empenho dos produtores em criar sonoridades características e facilmente associáveis aos atos.

De maneira resumida, o GFriend tem (ou tinha) aquilo de misturar guitarras com instrumentos “orquestrais”, o Lovelyz vai forte em influências setentistas/oitentistas em seu synthpop, o Dreamcatcher se joga no metal, o Cosmic Girls brinca com Hip Hop e ícones ~futuristas~.

O Oh My Girl, até então, apresentava uma dualidade de sonoridades e visual que, comigo, funcionava muito bem. O primeiro lado, mais espevitado, rendeu bons troços como o pagodão de Cupid, a divertida (sim) Liar LiarColoring Book, que eu tinha achado irritante à época do lançamento, mas hoje me entretêm de maneira creepy. O segundo apostava num clima mais etéreo, místico, com as maravilhosas CloserWindy Day (uma das minhas músicas favoritas dos últimos anos).

O problema de “Secret Garden” é que ela não segue lado algum. E pra piorar: é fraca mesmo como faixa genérica de grupo aegyo.

Não rolam experimentalismos weirds que dão raiva no início, mas acabam colando pela ironia com o passar do tempo. Não rolam as viradas dramáticas verdadeiramente fortes e marcantes próximas de soundtracks épicas. Não rola… Nada. É tudo muito estéril, pouco memorável, “fofo” demais, interessante de menos.

Quase uma música do catálogo do Apink. Fosse pior, seria do April.

Sendo honesto, é uma pena. O ideal para girlgroups é que, com os anos, exista uma evolução em sua sonoridade, não o contrário. O Oh My Girl foi de um representante ligeiramente fora da curva dentro de um meio toscamente limitado para ainda outro time amorfo dentre tantos outros – ou alguém realmente se recorda da melodia de alguma faixa do Elris, ou do DIA, ou do Good Day, ou do Momoland pré-“Freeze”?

Particularmente, acho que essa “Love O’Clock” daria um single bem melhor, pois ela funde os dois lados previamente apresentados do grupo, com variações na melodia e aquele ar ~somos fadas de cristal que exalamos purpurina mística~ na intensidade do instrumental. Mas aí, sou eu sendo fã e querendo meus desejos sendo atendidos. E pareço ser minoria, já que elas estão indo surpreendentemente bem nos charts.

O MV, pelo menos, tá bonitinho…

 

Anúncios

4 comentários em “Oh My Girl volta com “Secret Garden” e tem seu mais fraco comeback em tempos

  1. Para que eu lembro muito bem de Elris (só POW POW), DIA (Tudo menos On The Road), Good Day (só lembro pq aquela coreo é incrível demais) e MOMOLAND pre-Freeze! (<3 amo e continuo amando).
    Focando: OhMyGirl me decepcionou nesse comeback e eu nunca desgostei de algo delas (inclusive Coloring Book), apesar da Coréia ter adorado eu senti q estava faltando algo explosivo nesse comeback…pelo menos o MV tá maravilhoso e dá pra escuta a música inteira (não em loop, mas dá)…e outra: nunca gostei de alguma b-side delas, aegyo demais e divertida de menos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s