Lembram quando classificaram “A”, do Rainbow, como +19 por elas mostrarem o umbigo? (2010)

E lá vamos nós com mais um post da série “Lembram quando…?”, em sua terceira semana sem falhar. Por quanto tempo eu manterei a assiduidade? O futuro dirá.

Mas me digam, vocês se lembram quando a TV coreana resolveu classificar o MV de A, do Rainbow, como indicado apenas para maiores de 19 anos por elas mostrarem umbigos na dancinha da camisa levantada?

Puta que pariu, que hino! Mas falo disso mais pra frente.

O Rainbow foi um grupo que eu nunca cheguei a entender de verdade, sendo mais um dos muitos casos onde a gerência confusa da DSP meio que estragou o que poderia ter sido um dos grandes nomes do K-Pop, não sabendo administrar corretamente a boa sorte que elas deram em alguns momentos da carreira.

Conceitualmente, o sentido de ter um girlgroup com sete integrantes nomeado “arco-íris” significa que cada uma delas terá uma cor representativa, certo? No entanto, esse color coded foi pouquíssimo explorado em todo o material visual delas. Quer dizer, rolou o uso disso em algum outro MV além de Whoo!? E levando em conta que esse foi o último comeback delas antes do disband, é meio bisonho pensar no desperdício.

Elas debutaram no final de 2009 como um grupo girlcrush com o farofão “Gossip Girl”. A imagem delas já no ano seguinte, com “A”, focou numa proposta mais sensual, o que se ampliou com o follow-up “Mach”, com elas sendo elevadas ao sucesso, vendendo mais de um milhão de cópias e tudo mais na Coreia do Sul também no ano seguinte, com “To Me” e “Sweet Dreams”.

O sucesso realmente aconteceu, com a DSP acreditando que seria válido promoverem-as no Japão, tentando repetir o sucesso do KARA por lá. E elas até que começaram a chamar atenção e talvez fizessem um nome por lá, caso a investida não durasse apenas por dois singles regravados e dois inéditos.

Enquanto isso, foda-se a Coreia. Resolveram só lançar uma unit aegyo que em nada conversava com a imagem mais madura e sensual do grupo. Hoi Hoi, musicalmente, não é ruim (eu adoro), mas o MV não fazia sentido com o que era o Rainbow. E a popularidade delas no K-Pop começou a decair, já que a DSP quis levar a imagem puritana e infantiloide para o grupo principal nos dois comebacks seguintes.

Daí foi ladeira abaixo nos charts e na relevância dentro da cena. E no Japão, era como se nem existissem mais. Elas tentaram retornar com a imagem mais madura no K-Pop em 2015, mas ninguém mais comprou. Uma pena.

No Japão elas usaram o color-coded

Ahn, não acredito que gastei 6 parágrafos resumindo a carreira delas em vez de falar do quão “A” é boa.

Digo, essa é a melhor música do repertório (ótimo) delas, talvez seja a minha produção favorita do Sweetune e com certeza está entre os meus capopes prediletos em todos os tempos. Ela meio que se torna uma referência automática todas as vezes que algum girlgroup lança coisa parecida.

Conseguiram aqui montar um número Pop intenso, dramático, recheado de elementos fortes e que grudam como chiclete na cabeça. A guitarra meio surf rock é uma loucura, os sintetizadores eletrônicos futuristas também, vários momentos da letra e da melodia são estupidamente reproduzíveis e impossíveis de serem retirados da memória, até o MV na caixa da SM é épico.

E ainda tem todo o drama de ela ter tido um efeito parecido com o de “Up and Down”, do EXID, viralizando por conta de fancams taradas e ter sido classificada como imprópria para menores de idade por elas levantarem a camisa e mostrarem o umbigo, pois isso é claramente algo erótico.

Fico pensando no quão grande e influente elas poderiam ter sido com um gerenciamento correto entre 2012 e 2014. Esse foi um período decisivo para grupos que vieram da era do ouro cravarem de vez seus nomes no panteão capopeiro feminino. O SNSD soltou uma porrada de coisa, o KARA também, ambos esticando suas marcas e apostando naquilo que tinham de mais forte.

O Rainbow… Involuiu? É, acho que sim. Uma pena.

Btw, escutem os LPs e os minis delas. Tem cada pérola escondida ali.

Ahein, continuem mandando sugestões. Ainda essa semana eu vou selecionar as delícias mais interessantes para começar a postar depois que esses que eu já tinha escrito antes terminarem.

Anúncios

4 comentários em “Lembram quando classificaram “A”, do Rainbow, como +19 por elas mostrarem o umbigo? (2010)

  1. AAAAAAAAAAA RAINBOW ❤
    Eu venero demais esse grupo, até hj n superei o disband.

    O q falar de "A"? Pra mim "A" é o single perfeito q engloba o kpop. É kpop raiz, feito direito e sem pretensão de reinventar ou se diferenciar da roda. "A" era o q de melhor o kpop tinha pra oferecer antes da ocidentalização extrema. Q bom q antes delas partirem deixaram bops feito, A, Match, Black Swan, To Me, etc… e tu n ouse falar mal da era aegyo delas, Lunei, Tell Me Tell Me é hino!


    Gif para apreciação dos abs<3

    Só Rainbow pra me fazer largar a preguiça e finalmente debutar no seu blog :p

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s