Do pior ao melhor, todos os solos do Loona

“Ain, gente, eu vou esperar um tempo aí antes de postar o meu ranking de solos do Loona, pois quero fazer isso de uma maneira que eu não vá me arrepender depois por acabar curtindo mais tal música e”

*dois dias depois*

E aí, galera. Como estão? Como eu havia prometido, passados todos os solos de pré-debut do Loona, resolvi listá-los em ordem crescente de preferência. Portanto, confiram o meu apuradíssimo e irretocável (hahaha) top 13 12 clicando ali no “continue lendo”. Em qual posição a sua favoritá será morta? Façam suas apostas…

🤥 Menção Honrosa: YuSeol – Ocean View

Antes de tudo, uma citação especial. Okay, isso aqui não é um debut solo de garota do mês do Loona, mas bem que poderia ter sido, vai. A real é que “Ocean View” só chegou mesmo a chamar uma atenção dentro da fanbase por conta das acusações de ~~~~plágio~~~~ em cima do MV de “Love Cherry Motion”, o que eu nem reclamo não, porque foi bem ótimo ao menos desse modo entrar em contato com essa belezinha. Estaria em casa entre os releases da era Odd Eye Circle e cairia como uma luva no line up da unit. Enfim, a YuSeol será para sempre em meu coração a mina que nunca debutou no Loona. Será que, na verdade, ela era a ruiva e aí saiu da gravadora por algum motivo, soltando esse clipe como shade? Nunca saberemos. Oh wow, vamos para o ranking propriamente dito…

🐈 12) HyunJin – Around You

Olha, sendo bem sincero, só duas das músicas utilizadas como singles pela meninas não me agradaram. E eu estava em dúvida sobre qual delas colocar aqui no pé da lista, mas acabei optando por “Around You” após escutá-la e chegar a conclusão de que isso aqui não me passa NADA. Nenhum tipo de emoção me é despertada quando ouço o solo da HyunJin. Nada de alegria, nada de raiva, nada de tristeza, nada, apenas nada. Nada, nada, nada… Nada. Esse instrumental, essa interpretação vocal, essa melodia, parece que já ouvi outras quinhentas vezes antes e, agora, me é como um vazio. Se tratando de arte, a indiferença é o pior resultado possível. A décima primeira posição, ao menos, me faz sentir alguma coisa…

🦋 11) Go Won – One&Only

No caso, uma vontade louca de dar pause e não repetir nunca mais. Embora a mensagem passada em “One&Only” seja bonitinha, estamos tratando de música e não de poesia para sarau de faculdade. Então, não tem como ignorar a interpretação vocal enjoativa da Go Won por cima desse instrumental lugar comum demais para salvar o pacote todo. Foi mal, GoWonFans, mas não consigo lidar com isso não, mesmo querendo muito curtir tudo o que as loonas soltaram. Subjetividade é assim mesmo. Aliais, foi a subjetividade que jogou a faixa listada a seguir aqui tão pra baixo – o que deve surpreender bastante alguns de vocês…

🐺 10) Olivia Hye (ft. JinSoul) – Egoist

“Egoist” tinha tudo para ser um dos melhores trecos do projeto todo. Eu adoro o clima mais sombrio e melancólico que, de alguma forma, consegue soar reconfortante ao mesmo tempo, adoro também o timbre da Olivia, que é um dos mais bonitos no line up, adoro o refrão e toda a intensidade instrumental nele. Mas o break exagerado que surge em sua segunda parte me é muito destoante e incômodo. Infelizmente, isso tira alguns pontos dela em minha cabeça, ainda mais quando comparada com as demais 9 que virão a seguir, todas passeando entre o “ótimo” e o “excelente”. Que coisa, não?

🐧 09) Chuu – Heart Attack

Daqui pra frente, apenas hinos. Começando por “Heart Attack”, da Chuu. Vou confessar que não tinha achado isso aqui nada de uou quando saiu não. No entanto, o tempo lhe fez muito bem e, hoje, é um dos trecos que mais tenho escutado do grupo. O carisma e a atitude abobada da Chuu em vídeo é estupidamente envolvente, isso somado ao vocal delicioso dela, brincando competentemente com a melodia, acaba por dar uma nova vida à canção. Um ótimo número retrô, sem tirar nem por.

🦌 08) ViVi (ft. HaSeul) – Everyday I Love You

Essa aqui é outra que demorou pra engatar comigo. Lembro que eu estava sem internet na época do lançamento, aí vários outros troços soltos em paralelo (incluindo o repackage do mini do Loona 1/3) acabaram ocupando a minha cabeça quando retornei pra matrix e “Everyday I Love You” ficou de lado por vários meses. Mas que bom que aconteceu, né? Antes tarde o que nunca. Instrumental lindíssimo que me transporta diretamente para animes shoujo magical girl dos anos 90, MV estonteante que brinca com diferentes estéticas do passado, participação realmente memorável da HaSeul com aqueles joguetes de palavras. Não acredito que fiquei tanto tempo sem isso aqui. Btw, falando em HaSeul…

🐦 07) HaSeul – Let Me In

Eu fico meio bobo com “Let Me In” ser quase esquecida mesmo dentre os fãs mais fervorosos do Loona. Sério, eu quase não vejo comentários sobre essa lindeza em lugar nenhum, o que é estranhíssimo, pois esse foi um dos números mais emocionantes de 2016 em instrumental, interpretação e historinha de MV. “Let Me In” joga com vários minidetalhes sônicos, em aparições instrumentais que duram pequenos momentos, vão se juntando, até que atinjam um grand finale épico e catártico. Sempre que escuto a HaSeul nisso aqui consigo imaginá-la como protagonista de um filme musical em preto e branco, naquele momento onde a mocinha enxerga seu universo desabar e precisa reunir forças para, com o poder da perseverança e do amor, vencer o enredo ao final. Sérião, me expliquem aí nos comentários o porquê dela ser tão esquecida, pois ainda não entendi…

🐟 06) JinSoul – Singing in the Rain

AAAaaarrrggghhh, como eu amo essa!!! “Singing In The Rain” deve ter sido o momento mais farofeiro do projeto até então. O que fica ainda melhor por ser interpretado pela mina mais gostosa do line up. Na moral, a JinSoul é muito linda, puta que pariu. Ela não é perfeitinha dentro dos padrões sul-coreanos, mas tem algo ali no formato do rosto e em toda a aura que a rodeia que a torna radiante demais. Assisti-la toda boss bitch sensualizando de verdade nesse vídeo é uma experiência ótima. Falei pra caralho, mas não falei direito da música. Bom, “SITR”, pra mim, é a melhor tentativa capopeira nessa linha future bass em todos os tempos. É o suficiente?

🦆 05) Yves – New

Huh, “New” saiu tão tarde ano passado que eu nem cheguei a considerá-la pro top de 2017. Se fosse montar o ranking agora, certamente ficaria ali pela décima quinta posição. O que eu adoro sobre esse solo da Yves é que os produtores conseguiram montar um instrumental que, por si só, consegue arrepiar todos os pelos do meu corpo. Eu consigo me deixar levar pela emoção passada nele muito fácil, me envolver. É futurista ao mesmo tempo que retrô. Quando chega o refrão com os “All my life *BUMP* *BUMP* *BUMP* by my life *BUMP* *BUMP* *BUMP*” é como se socassem o meu estômago várias vezes. Melhor coisa que ouvi do grupo pós-OEC…

🐇 04) HeeJin – ViViD

Ooh, ok, acho que a posição altíssima da HeeJin nessa lista, quase pegando pódio, vai impressionar alguns de vocês, mas saibam que “ViViD” têm sobrevivido em minhas playlists diárias ininterruptamente desde outubro de 2016. O projeto começou nela de maneira super competente, meio que mostrando o que a IU lançaria caso fosse uma ninfeta hoje em dia e não na década passada, com as atualizações tecnológicas necessárias para torná-la ainda melhor e mais palatável a longo prazo. Os “oh my god yeees, say oooohhh my godneeesss” do refrão tão legais pra caralho, a interpretação jazzística da HeeJin é legal pra caralho, o MV é legal pra caralho. Só não tá mais acima porque, hehe, outra pirralha lançou coisa melhor depois…

🐸 03) YeoJin – Kiss Later

YASSS!!! BIAASSS!!! MARAVILHOSAA! RAINHA!!! LACRE!!! Caras, isso aqui é TÃO BOM. Nem to sendo irônico dessa vez. “Kiss Later”, mesmo sem a piada de panfletar em todos os posts do Loona aqui do blog, é um dos troços mais divertidos dessa lista e do ano passado como um todo. A brincadeira dela imaginar o cara com quem ela quer dar o primeiro beijo como um sapo é genial de tão inocente e efetiva. O MV todo é um banho de genialidade, com o DigiPedi conseguindo montar um número infantil de verdade, sem duplas interpretações. E a música também, é bonitinha, cheia de açúcar, mas com bastante pulso instrumental e boas ideias sendo executadas. Estaria em casa num musical da Disney e está em casa diariamente no meu celular. Quem não gosta de “Kiss Later” é chato, bobo e feito. *amostra a língua*

🦇 02) Choerry – Love Cherry Motion

É irônico que “Love Cherry Motion”, uma faixa que eu detestei quando ouvi pela primeira vez, tenha se transformado em uma das minhas favoritas do Loona e do ano passado num geral. A culpa de não ter curtido de cara? Eu tendo, naturalmente, a não comprar com facilidade esses números “E-Girls-cintilantes-no-verão”. Mas, ó, nem durou nada, pois uns dois dias depois que soltei o post com a fanfic dela, eu já estava cantarolando o refrão como se minha vida fosse cercada de pôneis, fadas, duendes e eu andasse diariamente em meio a um arco-íris do amor, com maravilhosas pausas para ir ao chão junto com meus amigos goblins invadindo a porra toda quando o break piranhudo chega. A ideia de colocar duas propostas sonoras tão contrárias numa mesma música para ilustrar a transição da perda da virgindade é genial. Isso tudo com um clipe tão genial quanto, é de aplaudir de pé. Além disso, temos aqui a melhor bridge dos últimos anos. Em retrospecto, “Love Cherry Motion” é a minha terceira faixa favorita do Loona num geral. A segunda é “Sweet Crazy Love”, do Odd Eye Circle, e a primeira, como vocês já devem imaginar, é essa aqui:

🦉 01) Kim Lip – Eclipse

“Eclipse” é não só o melhor bagulho do Loona, como o melhor K-Pop que ouvi no ano passado. E digo mais, só não coloco isso como o melhor K-Pop que ouvi NA VIDA, acima de “Red Light”, “Abracadabra”, “Genie” e outros medalhões porque prefiro esperar alguns anos antes de classificar algo numa estatura tão alta e importante assim, porque, porra, eu já devo ter escutado a Kim Lip nisso mais do que deve ser considerável normal em bom senso nesses últimos meses. “Eclipse” é emocionante, envolvente, arrepiante, empolgante, triste, sensual, radiante, melancólica, reconfortante, tudo ao mesmo fucking tempo. Vai ser difícil o próprio grupo se superar. Mas elas já soltaram tanta coisa em nível parecido nesse pré-debut que, genuinamente, nem me preocupo mais. Apenas aprecio o que me é mostrado.

Imagem relacionada

E de solos do Loona, o que tivemos foi isso aí. Como já disse, ruim mesmo só duas das canções. Todo o resto me agradou bastante. Não foi perfeito, mas o suficiente para que esse fosse o projeto mais ousado e interessante do cenário musical Pop sul-coreano em anos.

Torçamos para que o público médio compre a ideia do Loona ao debut e que isso sirva de engate para que outras empresas se arrisquem mais e saiam do mais do mesmo. Imagina que hecatombico seria uma SM da vida se empenhando dessa forma para o eventual novo girlgroup de irmazinhas do Red Velvet, sobrinhas do F(x) e netas do Girls’ Generation.

No mais, deixem aí suas opiniões a respeito do meu ranking e, claro, as listas de vocês.

EXID, Oh My Girls, TVXQ! e etc. ainda essa semana. Queria soltar logo isso aqui para encerrar esse capítulo, assim como soltarei um outro post aí amanhã para encerrar o capítulo de uma outra coisa antes de dar continuidade às pautas.

créditos de algumas das imagens: Choi Niwan

crédito da ideia de colocar os emojis: Tássia

crédito desse formato copiado de top, com título + vídeo + texto com capinha do lado: uncle Bruno. Devia ter plagiado pra todos os posts de tops desde o início, é bem menos trabalhoso postar assim que com aqueles banners cheios de informações. Droga. 

Anúncios

28 comentários em “Do pior ao melhor, todos os solos do Loona

  1. não sei por que quase todo mundo coloca kiss later como uma das piores, é divertida e o clipe é o melhor do loona de longe (seguido de heart attack)

    pra mim fica tipo

    1 – Eclipse (imbatível mesmo)
    2 – New
    3 – Kiss Later
    4 – Vivid
    5 – Love Cherry Motion
    6 – One & Only (rs)
    7 – Heart Attack
    8 – Everyday I Love You
    9 – Let Me In
    10 – Egoist (não achei muita coisa não, a bside rosy é muito melhor)
    11 – Around You
    12 – Singing in the Rain (é a única música que me canso de ouvir do loona, antes do ultimo refrão eu já paro, não aguento ouvir “Singing in the rainnnnnn” 47643986743987 vezes)

    BONUS: Melhor musica das units

    Rain 51db e Girl Front lutando acirrado pelo primeiro lugar (irônico, já que tem um som BASTANTE distinto, mas peguei gosto pelas duas)

    Curtido por 1 pessoa

  2. 1 – New
    2 – Egoist
    3 – Love Cherry Motion
    4 – Singing In The rain
    5 – Heart Attack
    6 – Vivid
    7 – Kiss Later
    8 – Eclipse
    9 – Everyday I Love You
    10 – Let Me In
    11 – One & Only
    12 – Arround You

    No mais, minha bias é a Yeojin :v

    Curtir

  3. Vim dar uma passada aqui só pra dizer que Yuseol bias e que merece ser como Yujeong foi para WJSN~
    Amei que a sapona ta em 3, o hino musical não pode ser esquecido. Tem que subir mais SITR ~corre~

    disseminando os gifs por aqui tbm

    Curtir

  4. Gente deem um presente aos ouvidos de vocês e valorizem Let Me In.

    É de longe o solo com o melhor instrumental e o que dá a melhor sensação de paz do MUNDO.

    Sério, hino realmente desvalorizado.

    Curtir

  5. Jinsoul rainha, é uma sereia mesmo
    Maravilhosa, bias ❤
    Pra mim ela e a Olivia e Heejin são as mais bonitas
    Jinsoul e Olivia tem uma aura que combinam muito bem com as personagens delas dentro do loonaverse, o rosto da Heejin é um pouco diferencia do padrão e da um charme
    Agooooora, música eu não sei dizer, quando eu acho que uma é minha fav eu escuto outra e mudo de ideia aaaah
    E pra mim arround you ainda ganha de one&only

    Curtir

      1. Antes pude até aceitar por ser uma opinião sua, mas agora passou dos limites afirmando que as duas musicas são uma “bosta” o que eu não acredito que seja verdade, on e only foi a 2da música que escutei do grupo e a musica que me fez entrar para o fandom de loona (com a ajuda de eclipse tbm), e foi realmente difícil ler sua opinião sobre a musica, já que pra mim o sentimento que eu tive ao escutar on e only foi totalmente ao contrária a sua, e eu realmente amo a voz da Go Won, já around you das 12 tbm é a minha menos favorita, mas mesmo assim eu a aprecio de+ por que eu amo a voz da Hyunjin que é tão serena, delicada e suave.
        Eu não fiquei tão incomodado com sua opinião de around you pq você só expôs o que vc sentia em relação a musica, mas esse comentário realmente foi agressivo, por mais que vc não goste e não é obrigado a gostar, vc ainda tem que respeitar as musicas pq tem muita gente que gosta, cada um tem o seu gosto, por favor vamos não insultar as musicas só pq você não gosta.

        Curtir

  6. Apesar do meu ranking ser um tanto diferente (a começar por Singing in the Rain ser meu #1 pessoal), acho que seu ranking foi bastante coerente. Concordo com a maioria das opiniões, e as poucas das quais discordo ainda assim são aceitáveis.

    Se me permite, só queria comentar duas frases suas:

    “Instrumental lindíssimo que me transporta diretamente para animes shoujo magical girl dos anos 90”

    Irônico uma sonoridade de animação japonesa vir de um single coreano cantada por uma idol chinesa, não? Globalização é isso aí.

    “Assisti-la toda boss bitch sensualizando de verdade nesse vídeo é uma experiência ótima”

    O interessante é que, pelo que o LOONA TV mostra, a JinSoul é o EXTREMO OPOSTO de uma “boss bitch”: quando não tá gravando MV, ela é toda tímida, quietinha e meio desengonçada (vide o gif clássico dela batendo a cabeça no cenário do MV da Ceroeja)…

    Já a HyunJin, que nos MVs é uma garotinha inocente, no LOONA TV é a verdadeira “boss bitch”, sempre com um comentário sarcástico e maravilhoso na ponta da língua. Em termos de sensualidade, a “boss bitch” na vida real seria a Kim Lip (que no começo era toda travadona, mas agora já sensualiza em qualquer oportunidade).

    Curtir

      1. Por isso digo que ela e a Olivia são as que representam e interpretam melhor as personagens dentro do loonaverso
        Você tem a Jinsoul que é uma batata irl fazendo o papel de uma garota misteriosa e boss bitch que fica catando menininhas puras é inocentes pra se juntar ao círculo mágico e que tem ligação com a suposta vilã da história
        Jinsoul rainha resto nadinha

        Curtir

  7. Ah sim, de resto, torço ansiosamente (e pacientemente, e resilientemente…) pra que você também faça um ranking pras músicas das sub-units do LOONA no futuro (se você vai fazer logo que a unit EDEN/FRUIT SALAD/BIG SHOES lançar o EP em maio ou se vai esperar pelo repackage, fica a seu critério)!

    Curtir

  8. Minhas duas últimas posições ficam iguaizinhas, mas eu consigo gostar um pouco de “One&Only”, mais pelo pré refrão mesmo. New é imbatível no primeiro lugar, seguido por Love Cherry Motion e Egoist. Tirando Around You, consegui curtir tudo até aqui

    Curtido por 1 pessoa

  9. 1- Singing in the rain (Sereia linda e maravilhosa!!1)
    2- Let me In (no começo do mv achei que seria chato mas o cenário e a música foram crescendo comigo, foi amor pela primeira vista)
    3- Vivid ( o mv é lindo e a Heejin atua muito bem nele)
    4- EILY ( adoro a estética desse mv meio anos 90 s e o estilo hip-hop no figurino delas a música é gostosa e adoro a parte do rap da Haseul )
    5- Love cherry motion
    6- Eclipse ( tinha viciado no começo mas hoje tenho preguiça de ouvir)~
    7-new ( eu gosto muito da música e da personalidade debochada da Yves mas eu não ouço tanto porque eu enjoei e fica nessa posição mesmo)
    8-Kiss Later ( no começo tinha detestado mas hoje consigo ouvir e me divertir com a música)
    9-Egoist ( eu curto mas acho o começo lento demais e então me dá uma desanimada de ouvir o resto mesmo assim eu curto)
    10- One&Only ( aprendi apreciar á música e o clipe não precisa falar né..)
    11-Heart Attack ( eu no primeiro momento que ouvi eu tinha adorado ainda mais aquele lance lésbico e carismático da Chuu achei super criativo mas a música se torna a mais enjoativa dos solos para mim)
    12- Around You ( ela não é ruim mas também não é algo que eu fique repetindo na minha playlist).

    Curtido por 1 pessoa

  10. Ressuscitando esse artigo dos mortos só pra colocar meu top (que estava no Asian Mixtape, mas né…):

    1- Singing in the Rain
    2- new
    3- Eclipse
    4- ViViD
    5- Love Cherry Motion
    6- Heart Attack
    7- Egoist
    8- Let Me In
    9- Everyday I Love You
    10- Kiss Later
    11- One&Only
    12- Around You

    E o top dos singles das units também:

    1- Sweet Crazy Love
    2- love4eva
    3- Love&Live (versão Cinema Theory)
    4- Girl Front
    5- Love&Live (versão original)
    6- Sonatine

    Love&Live na versão Cinema Theory ficou meio com cara de música da Disney, no bom sentido. E apesar do MV vagabundo, até ele rendeu teorias malucas pro loonaverso, de que indicaria a troca de units entre Ceroeja e HyunJin e que o ODD EYE CIRCLE ficaria com as três cores primárias (quando a explicação mais provável é simplesmente que a HyunJin estivesse doente nas gravações e a BBC chamou a integrante com cara e voz mais parecidas com as dela pra “tapar buraco”…).

    Curtir

      1. Se serve de consolo, a música dela e todas as que vêm acima são todas hinos maravilhosos. Só One&Only que é legalzinha mas não consegue ser hino, e Around You que é qualquer coisa.

        Kiss Later ficou mais no final porque não é o tipo de música que eu curto, mas é impossível não perceber a produção primorosa dos instrumentos, e apesar da voz da pirralha não ser aquelas coisas em termos de qualidade, ela compensa com o carisma altíssimo (não é qualquer uma que consegue enfiar um micro-RAP numa música estilo Disney e conseguir fazer a mistura dar certo).

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s