Cube finalmente debuta o novo 4MINUTE: confiram “Latata”, do (G)I-DLE

O K-Pop é feito de ciclos e todos nós sabemos disso. As coisas vêm, vão e se repetem com pequenas variações conforme os anos passam. Tal fato não se limita apenas aos modismos sonoros que surgem e desaparecem sem que notemos, mas se estende também ao modo como o mercado é distribuído e a regras implicantes nele.

Já ouviram aquela frase, “Quando uma suprema morre, outra precisa aparecer…” ou alguma variação do tipo? Pois é, isso se aplica aqui. Explicarei.

Mas antes, confiram o MV de LATATA, que serve de debut para o novo girlgroup da Cube, o horrivelmente intitulado (G)-IDLE

Em 2009, dois grupos girlcrush debutaram com poucos meses de diferença: 2NE1 e 4MINUTE. O primeiro, pela YG Entertainment, o segundo, pela Cube. Ambos apresentavam o mesmíssimo conceito, com visuais parecidos e faixas seguindo temáticas e sonoridades semelhantes.

É meio óbvio que o 2NE1 acabou fazendo muito mais barulho, visto ser de uma gravadora bem maior e influente, mas também é óbvio, em retrocesso, que CL e as outras foram super mal geridas, entregando bem menos em material que o esperado, enquanto HyunA e etc. foram bem mais longevas em suas atividades, alimentando o público amante de tal conceito de uma forma bem mais eficiente.

Dadas as devidas diferenças e proporções, como o espaçamento entre os debuts e o que o K-Pop ~em si~ se tornou internacionalmente, creio que tal história irá se repetir agora entre o BLACKPINK e o (G)-IDLE. Ambos apostando no girlcrush, um da YG e outro da Cube, um pessimamente trabalhado (5 inéditas, 1 cover), mas fazendo um sucesso estrondoso unicamente por existir, outro com uma aparente maior boa vontade da gravadora (o EP já traz 6 canções, o que significa uma inédita a mais que o BP), mas que terá que ralar para entrar no imaginário popular.

Duvidam? Aguardem uns dois ou três comebacks.

Ahein, vamos a “LATATA”…

Em ordem: Shuhua-bias, Sojin-inespecífica, Miyeon-que-foi-demitida-da-YG-antes-de-debutar-no-BLACKPINK, Soyeon-Jimin-da-Cube-ex-produce-101-ex-unpretty-rapstar, Yuqi-chinesa-da-voz-grossa e Minnie-tailandesa-orelhuda

Particularmente, curti muito isso aqui. Sei que segue um monte de maneirismos dos dancehalls que todo mundo lançou entre o ano retrasado e o passado, mas o gênero deu uma esfriada de uns meses pra cá de modo a fazer com que a canção soasse bem mais fresca do que se apresentada em meio ao ápice da modinha.

Os versos são gostosinhos, o refrão é o maior destaque, com o a explosão de sintetizadores que surgem logo após esticando-o de maneira bem interessante. Óbvio que não é uma música salvadora de almas ou qualquer porra do tipo, inclusive, outros atos da Cube soltaram trecos até melhores recentemente, mas é o suficiente para um debut.

A canção é boa para apresentar o grupo ao público, permitindo que as meninas mostrem seus timbres variados (o que sempre soma pontos a favor) e belezas esmagadoras (ainda mais pontos a favor, bicho) em tela. As partes de rap da Soyeon são as mais perceptíveis ao ouvido num primeiro momento, mas os timbres da Minnie-tailandesa-orelhuda e da Miyeon-demitida-da-YG também são bem legais naquilo de anasalados-porém-memoráveis, ficando ainda melhores sanduichando o ataque mais grave da Yuqi-chinesa no pré-refrão.

Minha bias, no entanto, é a Shuhua, modelo taiwanesa não fluente em coreano que provavelmente só entrou no line up por ser linda pra caralho, tendo o importante papel de repetir “LATATA” dezesseis vezes ao longo da faixa e só. Rainha.

latata latata latata latata…

No mais, é isso aí. Ótimo debut. Agora é aguardar pra ver a recepção coreana/internacional e começar a esperar pelos comebacks. E viva ao girlcrush. :v

Huh, ainda não ouvi o mini. Se tiver bacana, faço um review mais pra frente.

Anúncios

11 comentários em “Cube finalmente debuta o novo 4MINUTE: confiram “Latata”, do (G)I-DLE

  1. Blackpink is over party. Pior que tive a mesma impressão, mas parece que elas vão voltar no final desse mês, algo assim. Enfim, talvez seja over pra CLC também?… esse single tá bem legal, espero que os grupos da Cube consigam sobreviver entre si… na Cube.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Em retorno do BLACKPINK eu só acredito quando o clipe sair. E o clipe mesmo, nem em teaser eu confio.

      Huh, duvido que a Cube continue investindo no CLC com a mesma força. Se ainda rolar comeback esse ano vai ser surpresa. Pelo menos, foi ótimo enquanto durou.

      Curtir

  2. É legalzinho, só que sei lá não me pegou não, quem sabe depois mais uma ou duas ouvidas
    E sobre a comparação irei utilizar as palavras de Newton, que foram basicamente:
    “Toda banda sem comeback tende a permanecer sem comeback”

    Curtir

  3. Já ouvi o mini e ele esmurra completamente as músicas do blackpink. Fora isso, tô apaixonada na voz da Yuqi e CLC foi quase bom enquanto durou. Meus pêsames aos 9 fãs coreanos do grupo e à fanbase ocidental que carregava elas nas costas.

    Curtir

  4. Essa menina do timbre mais grave realmente tá tendo muita sorte! O comum é que as personalidades nas vozes sejam diluídas ao extremo. Boa sorte para as nova 4minute, CLC até nunca mais #JusticeForSorn

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s