Chá de leite de tapioca, Fairies, Wednesday Campanella e outros jotapopes comentados pra vocês <3

Tá, tá, não me olhem assim. Eu sei que disse que conciliaria melhor as pautas jotapopeiras através de postagens semanais, não deixando acumular tanto e pá, mas eu esqueci disso e o blog acabou virando quase full capope nos últimos tempos. O que acaba sendo super inconsistente com o que, de fato, eu tenho escutado no meu dia a dia, com o Japão dominando o tempo de audição no celular e o K-Pop ficando num segundo plano em novidades curtíveis do mês passado pra cá. Ahein.

De qualquer forma, antes tarde do que nunca, né? Vamos dar uma recapitulada no que saiu de comentável no Japão do update mais recente na playlist do Spotify (?) até então…

Wasuta – Tapioca Milk Tea

Não tenho a mais remota ideia de quem são essas minas, mas estou totalmente viciado nessa bobagem idol adorável sobre tapioca (wtf) que alguém tuitou dia desses. Está naquele limiar entre o lindinho e o ridículo que só o cenário japa pode nos proporcionar.

A música é muito grudenta, o instrumental é uma graça. Um dos destaques de junho e, vá lá, desse primeiro semestre nos J-Pop como um todo. Pra melhorar, o EP também está bastante divertido, com destaque especial para a title “Jumping Summer”, que abre ele.

Tokyo Girls’ Style – Kiss Wa Agenai

Já o Tokyo Girls’ Style é velho conhecido aqui do blog. Devo ter dito isso em outras ocasiões, mas curto bastante tanto os releases assumidamente idols, quanto os dessa fase “artística” delas – que não são tão diferentes assim.

“Kiss Wa Agenai”, assim como o bagulho da tapioca, está bem adorável, sem passar do ponto no açúcar em momento algum. O instrumental todo variante, com elementos surgindo e desaparecendo, é ótimo, assim como os versos e o refrão matador. O clipe fundo de quintal também está bem bom. Ainda outro destaque desse mês.

Maison Book Girl – Raincoat to Kubi no Nai Tori

Também já falei do Maison Book Girl aqui alguma vezes, mas não custa nada relembrar uns pontos. Elas são um grupo mais, na falta de um adjetivo melhor para definir, “hipster”. Sempre brincam com elementos diferentes em suas músicas, fazendo delas bem, huh, estranhas, mas genuinamente pops, radiofônicas.

Gosto de quase todo o seu repertório. Com essa aqui, não foi diferente. É como ouvir a trilha sonora de algum videogame medieval remixada para as pistas.

Fairies – Bangin’, Fashionable

O “Jukebox”, LP que o Fairies lançou recentemente, é excelente. Um daqueles exemplos de trabalhos Pop que agradam do início ao fim, com canções bem variadas entre si, divertidas e que dão vontade de repetir várias vezes. No entanto, a tracklist quase toda é composta por singles já trabalhados na última meia década, naquela onda de “encerrar uma era” gigantesca que vários acts japas costumam pegar.

As inéditas inseridas para serem trabalhadas nele são essas duas aí. Na real, tem muita coisa melhor se formos comparar, mas “Bangin” e “Fashionable” não deixam a desejar não, com a primeira sendo um daqueles números de cheerleaders e a outra um girlcrush eletrônico bem feito. Gosto. Mas ouçam o álbum completo, vale a pena.

Wednesday Campanella x Moodoïd – Matryoshka, Langage

E aí que o Wednesday Campanella se juntou com um grupo de Progressivo francês chamado Moodoïd para duas colaborações, uma para cada álbum. A que complementa a tracklist do trio japa é “Matryoshka” (influência da Copa na Rússia?), que eu, particularmente, não curti tanto quanto costumo curtir o que vem deles. Honestamente, está “alternativo” demais, não me desperta vontade de ouvir mais que uma vez. A graça dos três é, justamente, conseguir equilibrar esses elementos mais experimentais com uma linguagem Pop de fácil audição, acessível. Sem esse segundo fator, fica bem ruim. (Ouçam o LP novo deles aqui)

Já “Language”, que é uma regravação com a KOM_I de uma faixa dos pepe le pews presente no mesmo CD, traz esse complemento radiofônico que faltou à do parágrafo anterior. Tá alternê, tá tumblr, mas diverte, com replay factor. E ainda há o plus do videoclipe creepy impressionante. Só não sei mesmo se dá para qualificar isso como J-Pop. Foi lançada no Japão, junto com um grupo nipônico, a ideia era chamar atenção por lá. Mas é de uma banda francesa. Incluo ou não na playlist aqui do blog e, futuramente, num top de melhores do ano? Pensarei a respeito. (Ouçam o LP do Moodoïd aqui)

Shiggy Jr. – Oteage Psychics

Faixa que está sendo trabalhada como single do mais recente mini do Shiggy Jr., “Kick Up!!”. Achei divertida, energética. Porém, confesso gostar mais das partes funkeadas do repertório deles, então naturalmente curti bem mais album tracks como “Sun Is Coming Up” e “Do You Remember”. Logo, ouçam o EP e tirem suas próprias conclusões.

E sim, a voz dela é isso aí mesmo. Essa é parte da graça.

Suchmos – 808

Essa aqui já tá rolando tem bastante tempo, mas acabei só sentando pra ouvir mesmo agora que o álbum “The Ashtray” saiu (escutem aqui). Pra quem não conhece, o Suchmos é um grupo que mistura uma porção de referências em suas músicas, com Rock, Soul, Jazz, Dance, Funk etc. etc. etc. funcionando organicamente. Mais ou menos como um Jamiroquai japonês – mas sem a piada de one hit wonder.

“808” tá bem em linha com os maiores destaques deles. Bem pra cima, bem evolvente, sensual. Pra mim, tudo de bom.

The Pinballs – Voo Doo

Outro single que acabou passando despercebido pelo meu radar à época do lançamento, mas agora não sai do replay é o “Primal Three”, do The Pinballs, cuja faixa que ganhou clipe foi essa “Voo Doo” linkada aí.

Em minha opinião, assim como vários exemplares nessa lista, não é a melhor no trabalho. A b-side “Imperfect Woods” me é bem mais cativante, indo prum lado emocional interessantíssimo de ser acompanhado. Mas o mini inteiro está ótimo, então reclamar é querer procurar pelo em ovo. Ouçam ele completo aqui.

Eir Aoi – Ryuusei

Alguém aí tá assistindo essa nova temporada de “Sword Art Online”? To tão desleixado com animes esse ano. Mas, ó, a OST da Eir Aoi tá sensacional, tal como as outras anteriores dela para a série. Será que se tornará tão emblemática quanto “Innocence” e “Ignite”? Só o tempo dirá.

E… Uou, quanta coisa. Acho que podemos chegar num consenso de que o Japão, finalmente, acordou para 2018 e está tão forte quanto a Coreia, não?

Eu ainda não tive tempo de ouvir os LPs da Utada Hikaru e dos citados Wednesday Campanella que saíram ontem (27). Se estiverem interessantes, farei reviews de ambos semana que vem, mas já incluirei album tracks no update desse mês da playlist aqui do blog (o mesmo com o SHINee, aguardem afetuosamente).

Btw, desconsiderando os trecos que ainda tão pra sair nessa rabeira de junho (Tiffany, Elris, UnB…), faltou comentar algo? Deixei algum nugu incrível passar despercebido? Comentem aí suas indicações.

Anúncios

9 comentários em “Chá de leite de tapioca, Fairies, Wednesday Campanella e outros jotapopes comentados pra vocês <3

  1. O fim do post me fez pensar, agora que tá bem claro que o Bruno não vai voltar, qual o novo blog que vai comentar lançamentos nugus icônicos? Porque a caixa de comentários era tipo um jornal do dia, e agora que não tem mais isso, alguém precisa suprir a nugulandia

    Curtir

    1. Bom, o Lunei, o Dougie, o Dalla Corte e outros blogueiros estão atendendo essas demandas na medida do possível, cada qual com seu enfoque.

      O ASIAN MIXTAPE faz falta, sem dúvidas, mas uma coisa legal desse “hiato indefinido” é que muita gente que só frequentava lá agora tá descobrindo esses outros blogs, que também são ótimos espaços pra se informar sobre k-pop e j-pop.

      Curtir

  2. And the Grammy for Best Song Title of the Year goes to… TAPIOCA MILK TEA!!!

    E tenho que dar os parabéns pra essas moças pelo profissionalismo ao aceitar gravar esse MV, porque olha… figurino, (d)efeitos especiais, tudo nele esbanja vergonha alheia no mais alto nível.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s