DIA desperdiça sua melhor faixa até então para regravar Tinashe em “WooWoo”

A essa altura do campeonato, vocês já devem saber da historia, mas vamos lá. O DIA, aquele grupo inespecífico da MBK, voltou semana passada com um mini-álbum de verão, cujo lead single foi WooWoo, essa gracinha simpática aqui:

Que está absurdamente parecida com a ótima “Superlove”, da Tinashe:

Não só pelas referências miami bass, mas pelas melodias em vários momentos, colocando o Shinsadong Tiger em ainda outro caso de possível plágio esse ano (“Bboom Bboom”, do Momoland, está sendo reclamada por aquele grupo lá de Mi Mi Mi).

O que eu acho disso? Não que importe, mas, huh, está quase igual, vai. Agora, se eu me ligo? Absolutamente não. Como já disse em várias outras ocasiões, K-Pop, num geral, é isso aí, reciclagens bacanas de trecos já feitos em outras partes do mundo. A diferença é que, na teoria, esse uso de samples costumava ser aberto, coisa que, ao que parece, o Shinsadong não tem feito aqui (não encontrei fontes oficiais para os produtores creditados) e o Teddy, mas cedo no ano, também não fez com “Heroine”, da Sunmi, que é chupada de “Fight For This Love”, da Cheryl.

“WooWoo” é bem gostosinha, divertida e curtível, embora bem inferior a original numa comparação honesta. O maior problema nisso tudo foi terem deixado essa maravilha aqui apenas como album track em vez de trabalhada como title:

“Pick up the Phone” é fácil o verdadeiro destaque do mini, indo prum lado mais oitentista em seu instrumental e interpretação mais emotivos. O refrão é excelente, tudo funciona, sendo inclusive uma evolução ao que a subunidade BCHCS já havia feito ano passado em “Lo Ok”:

E agora, uma opinião um tiquinho controversa. Fosse eu o responsável pelo DIA da MBK, ou deixaria apenas as 5 do vídeo acima como integrantes no grupo e apostaria em faixas como “Lo Ok” e “Pick up the Phone” daqui pra frente, fazendo dessa onda retrô o gimick do grupo em diante, ou o disbandaria logo, recomeçando tudo do zero, diluindo as integrantes com trainees da empresa na Interpark em dois ou três grupos novos pros próximos anos.

A real é que o DIA carrega uma porção de problemas que, a essa altura do campeonato, não permitem que a marca seja salva. Já foram várias as formações nele, com gente entrando e saindo, sem que houvesse de fato alguma unidade de line up. Já foram várias as sonoridades e conceitos visuais explorados, sem que rolasse uma coerência verdadeira de repertório que fizesse desse um grupo único (por isso falei sobre elas serem inespecíficas lá no começo do texto). Além da Chaeyeon ter ficado muito mais famosa que as colegas após vencer o Produce 101 e entrar no I.O.I. E ainda há toda a já natural fama negativa da MBK por trás. Não sei se tem como salvar algo já tão desgastado.

foda-se o the show, bjos

Anúncios

5 comentários em “DIA desperdiça sua melhor faixa até então para regravar Tinashe em “WooWoo”

  1. Novidade do dia sobre o LOONA: saiu o teaser de Hi High.

    Pelo jeito essa faixa vai ser mais “fofinha”, em contraste com os batidões de favOriTe. Mas se for uma música fofinha BOA, tipo Love&Live ou love4eva, tá ótimo!

    (ah sim, e pelo jeito o MV dela vai voltar com as teorias da conspiração do loonaverso…)

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ah sim, e tem duas fotos teaser (cada uma com metade do grupo) esbanjando um virgens suicidas concept:

      Normalmente isso indicaria um white aegyo a caminho, mas né, estamos falando do LOONA, que entregou um girlcrush pesadão na semana passada… então acho que não temos o que temer.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s